sexta-feira, 31 de julho de 2009

Serenidade


O Grão-Mestre Marcos José da Silva, do Grande Oriente do Brasil, manifestou-se, através de mensagem aos Maçons, sobre a posição do GOB em face dos acontecimentos nacionais.
A serenidade tem sido a marca dominante da Maçonaria em todas as oportunidades em que foi chamada pelos acontecimentos para uma participação direta na vida nacional; isso desde os tempos em que se abriram os caminhos que desembocaram na Independência, cuja figura mais eminente foi a do Grão-Mestre e Imperador D. Pedro I.

Certamente temos ai um motivo por que o Grande Oriente do Brasil tem usufruído sempre da admiração e da confiança do povo brasileiro, consciente de que a discrição dos maçons permite que seus atos e atitudes sejam aparecidos apenas uma perspectiva histórica. Não trabalhamos em favor da sociedade para conquistar qualquer tipo de supremacia, e sim para cumprirmos nosso dever de Iniciados Maçons.

A Ordem Maçônica não estará jamais alheia ao que se passa nos diversos segmentos sociais; temos, porém, de admitir que a credibilidade a nós conferida tem a ver com a tradição da Maçonaria Brasileira; de participar somente dos movimentos justos e nos momentos necessários.

Não se deve confundir esses movimentos e esses momentos com as sazonais lutas políticas ditadas pelas paixões partidárias, que obscurecem interesses mais nobres da nação brasileira; mais nobres e mais urgentes; mais urgentes e mais essenciais à vida do nosso povo.

Tranquilizem-se, portanto, os queridos Irmãos em Maçonaria que a Sublime Instituição tem sabido apreciar com justeza a importância histórica e social de todos os sucessos nacionais e, como no passado, saberá discernir o momento e a forma de ocupar com serenidade, a sua posição e exercer o papel que lhe for exigido.


Brasília, DF, 30.07.2009.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário